Encontro foi realizado em parceria com a Faculdade Senac São Miguel
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de São Miguel do Oeste, em parceria com a Faculdade Senac realizou, na noite de quarta-feira (30), o Workshop: Organizando sua vida financeira em 2019. O evento aconteceu no auditório do Sicoob São Miguel com a presença de público expressivo, aproximadamente 150 participantes acompanharam os ensinamentos do profissional Emerson Luiz Pereira que ministrou o encontro.
Emerson é professor de economia formado pela Universidade Univille; Tem mestrado na área de Engenharia de Produção, com ênfase na viabilidade econômica de projetos; É professor de economia e está se especializando nas disciplinas voltadas a finanças pessoais, planejamento de carreira e preparação para aposentadoria.
No encontro, Emerson destacou quatro passos para manter o equilíbrio na vida financeira. O primeiro deles é reconhecer a atual situação em que a pessoa se encontra; O segundo é criar uma tabela de gastos para o orçamento financeiro; O terceiro é estabelecer um plano de ação para esses gastos e, o quarto é aprender sobre investimentos, para quando estiver em uma situação favorável, saber investir e aplicar as sobras.
De acordo com o profissional, orçamento doméstico é: “um modo de identificar e controlar as despesas de um indivíduo ou família para que estas não ultrapassem as suas rendas”. Ele explica que o orçamento doméstico deve ser feito, seja por uma pessoa sozinha, ou por um casal com filhos.
Ele julga importante que a pessoa aprenda o que é receita, o que é despesa e, em cima disso tenha o controle dos gastos seja com uma bala, supermercado ou combustível, por exemplo. O economista também apresentou uma tabela anual, com as principais datas e eventos comemorativos susceptíveis a gastos, tais como aniversários, formaturas, viagens, dia dos namorados, natal, entre outros.
“O ideal é que as pessoas tenham em mente quais eventos vão passar no ano. Então, ela vai anotar na sua listinha os gastos e, em cima disso, vai fazer o controle mensal e se manter no ‘azul’ até o final do ano”, diz.
Entre as dicas que ele deixa para as pessoas conseguirem um controle financeiro destacam-se: sair o mais rápido possível de financiamentos para pagar menos juros; Evitar fazer parcelamentos muito longos, principalmente no cartão de crédito; Evitar novas dívidas quando a pessoa já estiver em uma situação ruim, e também procurar fazer pagamentos à vista, pedindo descontos, por exemplo.
“Para um bom resultado é preciso saber quanto entra e quanto sai. Nunca gastar além do que recebe. Quanto mais rendas, maior o controle. E, sempre se perguntar: Eu realmente preciso disto? Qual a real necessidade dele pra mim? Essa compra não afetará meu sono?” friza.
Para o presidente da CDL, Ivandro Spengler, uma das novas bandeiras da entidade são as capacitações, cursos e treinamentos aos associados, sendo que a parceria com o Senac consolida esse planejamento. “A Faculdade Senac já é parceria de longa data. Então, a gente decidiu no primeiro mês da nova gestão já fechar esse workshop e trazer para nossos associados uma palestra sobre finanças. Isso acaba beneficiando todo mundo e a gente está bastante contente com a participação surpreendente dos associados nessa noite. Isso demonstra que eles estão entendendo que a melhor forma de mudar nossas ações e ter melhores resultados está na capacitação”, finaliza.