Após a documentação entregue ao governo do estado, em que as CDLs pleitearam a retomada segura dos eventos em Santa Catarina, uma comitiva de CDLs dentre as quais a CDL de São Miguel do Oeste esteve presente, estiveram em Florianópolis na ultima sexta-feira, dia 30/04, para uma reunião com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
A comitiva representando mais de 120 CDLs do estado que assinaram o documento, integroou a Presidente da CDL de São Miguel do Oeste, Gleice Koop, o diretor da CNDL e também Presidente da CDL de Nova Trento, Onildo Dalbosco Junior; o vice-presidente de marketing da CDL de Lages, Arnaldo Souza e o diretor da CDL de Alfredo Wagner, Juliano Quevedo que é empresário do setor de eventos e secretário municipal de turismo.
Com a pauta central focada no setor de eventos, a comissão ratificou a secretária Carmen Zanotto, que o movimento lojista catarinense conta hoje com 209 CDLs, aproximadamente 42 mil associados dos setores do comércio, serviços e indústria, que também pertencem a cadeia produtiva do setor de eventos.
Numa ação conjunta de várias CDLs de Santa Catarina, a comissão apresentou à Secretária Carmen Zanotto, as inúmeras dificuldades enfrentadas pelo setor de eventos no estado, que foi obrigado a paralizar as atividades em detrimentos as restrições e decretos de enfrentamento da Covid-19, em março de 2020.
A comissão destacou que a classe empresarial defende que a saúde humana é prioridade, mas lembrou novamente que isso pode estar desassociado a saúde financeira das empresas, o que tem impactado o setor de eventos, com o fechamento de muitas empresas, acumulação de dívidas e a demissão de milhares de profissionais no estado catarinense.
Veementemente contrária as ações clandestinas que estão sendo flagradas em nosso estado, a comissão mostrou que o posicionamento dos profissionais de eventos de Santa Catarina é por uma retomada gradativa, segura e responsável do setor.
A secretária de saúde do estado, Carmen Zanotto, comentou sobre o cenário do estado, os desafios e o comprometimento de todos para com o enfrentamento da pandemia, que já apresenta novas variantes do vírus, ainda mais agressivo e letal. A Secretária Carmen Zanotto pediu as entidades representativas uma maior cobrança junto aos setores públicos municipais de prevenção e combate à Covid-19, uma conscientização urgente para que não tenhamos novas restrições, principalmente com a estação do inverno que se aproxima.
A Secretária inclusive repassou em primeira mão, à comissão, as liberações que viriam no decreto publicado na sexta-feira, que já flexibilizaria a realização de diversos eventos.
Agora a CDL realizará uma reunião com as empresas associadas do setor para analisar o cenário local e pensar em estratégias coletivas de retomada.