A Presidente da CDL, Gleice Koop, participou na manhã de hoje (13), juntamente com outras entidades convidadas, da abertura das atividades na escola cívico-militar Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste.
Além da execução do hino nacional que faz parte da programação inicial das aulas pelos alunos, a Presidente também conheceu as instalações da escola e a forma como as atividades são desenvolvidas.
O educandário, que conta, atualmente, com cerca de 400 alunos matriculados, é um dos sete do estado de Santa Catarina a receber este modelo de ensino. A gestão da escola é compartilhada entre a atual diretora, Valderice Siviero Herbert, com o tenente coronel Marcelo Fiório. Ele explica que todos os militares que atuam na unidade eram da reserva, e colocaram-se à disposição para o trabalho de forma voluntária.
O objetivo da presença militar é promover o respeito e civismo entre os alunos. Para isso, devem ser estimuladas ações comunitárias e atividades de contraturno, entre outras questões. Os alunos também terão uma hora/aula semanal com os militares, orientando sobre características disciplinares que serão empregadas no dia-a-dia da comunidade escolar.