Antes uma opção apenas em momentos de crise, agora as marcas próprias estão se
tornando uma alternativa permanente no carrinho dos brasileiros. Grandes redes
como Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Carrefour trabalham para expandir a receita no
segmento, ampliando parcerias com a indústria e lançando centenas de produtos só
neste ano. “Anteriormente, o consumidor buscava promoções e preços mais baixos
nas marcas próprias. Hoje, no País, o estigma de qualidade inferior desses produtos
já foi superado”, avalia o diretor da área no Carrefour Brasil, Allan Gate.
O grupo possui quatro marcas próprias no segmento de alimentos e bebidas: Sabor
& Qualidade, Viver, Selection e Carrefour.O diretor de marcas exclusivas do GPA,
Wilhelm Kauth, conta que os selos líderes do mercado costumam ser mais fortes por
aqui do que no exterior. “No Brasil, são quase uma ‘herança’. Dificultam a expansão
das marcas próprias”, relata.
Dono de redes como Pão de Açúcar e Extra, o grupo conta com cinco marcas
exclusivas no segmento alimentar: Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers, Finlandek e
Casino.A estratégia das gigantes supermercadistas envolve um aumento significativo
da oferta de itens de marcas próprias principalmente em alimentos e bebidas.
O preço para o consumidor, segundo Kauth, chega a ser de 30% a 35% mais barato
que as marcas líderes. No caso do Carrefour, a projeção é lançar aproximadamente
450 produtos somente neste ano. “Dentro do planejamento global do grupo de
crescer no segmento, vamos lançar desde itens premium até alimentos de grande
penetração nos lares. Hoje, não temos massas de marcas próprias, por exemplo,
mas estamos correndo atrás”, destaca o executivo.
Já o GPA quer introduzir cerca de 500 novos produtos de marcas exclusivas na rede
em 2019. “Temos a missão de lançar uma marca por ano no segmento”, revela
Kauth. Para tanto, o executivo salienta que o grupo trabalha para elevar o número
de parceiros da indústria, dos atuais 150 a 170 para 200. “Nos últimos dois anos, temos notado que os fornecedores, principalmente pequenos e médios, estão mais do que dobrando o faturamento ao investir em novas tecnologias e processos
produtivos para atender à demanda das marcas próprias. E nós queremos parceiros
de longo prazo para garantir a qualidade dos produtos.”
O executivo do Carrefour, pondera que das 100 grandes categorias de alimentos e
bebidas, o grupo atua em metade delas por meio de marcas próprias. “Remontamos
nosso time na área para desenvolver mais rapidamente esses produtos. Hoje,
levamos cerca de seis meses para começar a produzir e entregar ao mercado.” Ele
pontua que o processo de escolha dos fornecedores é extremamente criterioso.
“Para garantir qualidade com um bom custo, a auditoria é pesada”, assegura.
O diretor do GPA reforça a tese. “O consumidor sempre busca novidades no
supermercado. Mas garantir essa oferta depende tanto de nós quanto dos
fornecedores. O ponto crucial nesse projeto é a aliança com a indústria, que é muito
importante no processo todo”, esclarece. “Nossa ambição não é ser uma opção para
a crise econômica, mas uma alternativa permanente.”
Tendências
Duas tendências seguem fortes no segmento de marcas próprias. Tanto as
categorias premium – amplamente abastecidas pela importação – quanto aquelas
com apelo de saudabilidade ganharam destaque no portfólio das redes.Segundo o
diretor do GPA, um dos grandes focos do grupo para os próximos anos é o segmento
de alimentação saudável. “Do total de lançamentos nas marcas exclusivas para este
ano, cerca de 100 serão de produtos com apelo saudável”, relata Kauth.
Ele acrescenta que os preços de produtos orgânicos em geral, no Brasil, chegam a
ser proibitivos e o grupo investe para aumentar a oferta na categoria. “O desafio é
grande para oferecer itens orgânicos com preço competitivo, mas nós estamos
trabalhando para democratizar estes produtos.”Para Gate, a expansão do segmento
de marcas próprias passa pela saudabilidade. “Para nós, o conceito vai transitar por
todas as nossas marcas próprias para podermos oferecer produtos diferenciados.”
Fonte: Portal DCI