Na manhã de hoje, 12/04, mais de 30 CDLs do estado de Santa Catarina se reuniram de forma online para discutir medidas e ações em prol do setor de eventos que está há mais de um ano sem retomar as atividades e estão em situação extremamente crítica.
Organizada pela CDL de São Miguel do Oeste, a reunião contou com presidentes de CDL, gestores e diretores que em alguns casos, são empresários ligados ao setor de eventos e com propriedade conhecem a realidade desse setor duramente afetado pela pandemia.
Durante a reunião várias ideias foram levantadas pelas CDLs que na sequencia serão apontadas através de um documento, ao governo do estado.
Dentre as sugestões levantadas pelas CDLs está a retomada gradativa dos eventos privados, com limitação de pessoas e seguindo todos os protocolos de acordo com a capacidade do espaço; linhas de financiamento de longo prazo para que ao retomar as atividades o setor possa contar com crédito para capital de giro de forma desburocratizada e acessível, política de reativação do setor junto ao governo e medidas de controle e fiscalização de eventos clandestinos.
Também na pauta das entidades associativas está uma reunião com a Secretária Estadual de Saúde, Carmen Zanotto, a fim de sensibilizar e buscar medidas mais efetivas para amenizar os impactos da pandemia ao setor de eventos.
O setor de eventos, direta e indiretamente, emprega milhares de pessoas e movimenta o comércio local com uma ampla cadeia de empresas e prestadores de serviços vinculados. Apenas o setor de eventos direto movimenta em Santa Catarina mais de 5 mil empregos e conta com aproximadamente 4 mil empresas atuantes da ponta de eventos.
Fonte: CDL SMO.