Com foco na consciência e educação ambiental, mais uma edição do concurso CDL nas Escolas, organizado pela FCDL, está em andamento nas escolas municipais de São Miguel do Oeste e em todo estado.
Nesta segunda, dia 08/10, aconteceu na CDL a avaliação dos materiais produzidos pelas escolas municipais, que serão os finalistas na etapa municipal e seguem agora para a disputa estadual nas duas categorias: desenho e redação.
O concurso que neste ano tem como tema a biodiversidade instigou os alunos, professores e escolas a pesquisar o assunto e a desenvolver práticas em sala de aula e na vivência, que possibilitem uma conscientização sobre o assunto. Por isso, os alunos do 1º ao 5º ano desenvolveram um desenho que retratasse o assunto, enquanto os alunos do 6º ao 9º ano, elaboraram uma redação sobre o tema.
Os materiais recebidos pela CDL e avaliados passaram inicialmente pelo crivo das escolas que selecionaram as melhores produções nas duas categorias.
A comissão composta pela CDL através da gestora executiva da entidade, Aline Schafer e da colaboradora Josseli Signori, juntamente com secretário municipal de Educação, Paulo Ricardo Drumm e o representante do Sicoob São Miguel, Daniel Wolhmuth, avaliaram originalidade, criatividade, retratação do tema, clareza e coesão.
Os materiais vieram com muita qualidade retratando o bom trabalho desenvolvido em sala de aula pelas equipes pedagógicas, conforme informa Aline, gestora da CDL.
Neste ano a comissão julgou 4 redações e mais de 8 desenhos, vindos de 8 escolas participantes. Os alunos escolhidos foram selecionados entre os 1.026 inscritos em São Miguel do Oeste. A edição de 2019 novamente bateu todos os recordes, com a inscrição de aproximadamente 200 mil alunos da rede municipal de ensino e 951 escolas, no estado.
A comissão escolheu na categoria desenho o aluno Vitor Zimmermann Tregnago, do 5º ano, da Escola Municipal Amália Daltoé Agostini, no Bairro Agostini. Na redação, a aluna escolhida foi Luana Lopes Dias, do 6º ano, da Escola Municipal Waldemar Antônio Von Dentz, na Linha Canela Gaúcha.
Os escolhidos concorrem em nível de estado, representando a CDL local e passam pela avaliação de uma nova comissão julgadora formada pela FCDL. O resultado dos ganhadores na etapa estadual acontece no dia 08/11, com a seleção dos 5 melhores em cada categoria. Se vencerem, tanto eles quanto seus professores orientadores ganharão um tablet.
Os vencedores na fase municipal ganharão um kit de mochila e material escolar, além de um vale compra de R$150,00 para o aluno e o professor orientador do projeto em cada categoria, premiado pela CDL de São Miguel do Oeste.