Empresários associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de São Miguel do Oeste, e público em geral participaram da palestra sobre o tema: “Venda Online: Desmistificando o Marketplace”. O foco do encontro, realizado no auditório da entidade na noite dessa segunda-feira (25), foi apresentar o cenário empreendedor às empresas que estão investindo na área da venda online, através da explanação do convidado Sergio Vinicius Vanin – CEO da Hub2b de Chapecó.
Sergio é formado em sistemas da informação e atua na área de software a 12 anos. Ele é um dos cofundadores da Hub2b, no qual trabalha há 4 anos. A Hub2b é uma empresa de software direcionada a vendas online. Ela conecta marcas com os maiores marketplaces do mundo, autorizando envio de produtos e centralizando a gestão de estoque, preço e pedido.
Em sua fala o palestrante fez uma apresentação introdutória sobre o que é marketplace e como funciona a operação dentro desse novo canal de venda. Conforme Sergio, marketplace é um shopping center virtual, onde diferentes empresas anunciam e competem entre si para vender seus produtos. Ele cita como principal exemplo o site Mercado Livre, a Amazon.com, a lojas Americanas e Submarino.
Já um e-commerce é uma loja específica de uma empresa ou marca. “A área de e-commerce aqui na nossa região está começando a se expandir. O pessoal está engatinhando como vendedor”, fala.
Sergio explica que para atuar na área de vendas online o lojista deve ter lojas ou indústrias que anunciam seus produtos nesses canais. “Eles precisam entregar seus produtos para todo o Brasil, pensar na questão da logística, entregar uma experiência boa para o comprador, um preço competitivo, assim como frete competitivo para todas as regiões do país”, argumenta.
Para iniciar nesse ramo o vendedor também precisa de um site confiável, atualizado e com layout harmonioso. Entre os cuidados para o negócio dar realmente certo, destaca-se o cuidado com estoque, pois sempre deve haver disponibilidade do produto, cuidados em relação aos contratos fechados com o marketplace. Ele ressalta que não se deve usar o marktplace como único canal para vendas, pois a longo prazo ele pode até se tornar um concorrente da loja física.
No segundo momento do encontro foi realizada uma breve explanação sobre logística com o gerente da agência local dos Correios, Alexandre Brescansin. A presidente da CDL, Solani Balbinot, ressalta que o objetivo em realizar o encontro foi trazer novidades e oportunizar conhecimento sobre esse novo mercado.