Empresários associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de São Miguel do Oeste, e público em geral participaram da palestra sobre o eSocial. O foco do encontro, realizado no auditório da entidade na noite dessa quarta-feira (08), foi apresentar as alterações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
O encontro, promovido em parceria com a Universidade de São Miguel do Oeste, teve como palestrante a contadora e professora universitária, Juliana Pinto, que abordou as principais obrigações que os empresários passam a ter com relação aos seus funcionários.“Entre os desafios está a escrituração da folha, com informações corretas dentro dos novos prazos definidos pela lei. Cada situação é um prazo diferente e a empresa deve estar atenta, pois as informações passam a ser fundamentais. Por esse motivo, é primordial que a empresa converse com seu funcionário para que ele repasse qualquer informação pessoal que sofreu alteração, como o estado civil desse colaborador”, explica.
A palestrante destaca que o encontro teve boa participação e foi aberto para questionamentos da plateia. “Posso afirmar que o encontro foi positivo, pois os participantes tiraram suas dúvidas e conseguiram aproveitar as informações para ver o que pode ser melhorado dentro da gestão de suas empresas”, diz.
O que é eSocial?
O eSocial obriga os empregadores a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.Ele ainda consiste na transmissão eletrônica desses dados com o objetivo de simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas ao governo, de forma a reduzir a burocracia para as empresas, ao substituir o preenchimento e a entrega de formulários e declarações, que antes eram feitos de forma separada por colaborador.