Com a proximidade do Natal, data considerada a mais importante para o impulsionamento de vendas no comércio, a expectativa dos lojistas aumenta e a exemplo do que foi registrado em 2016, quando houve um crescimento nas vendas em vários setores do comércio migueloestino. Neste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), também está prospectando um saldo positivo nos negócios que antecedem o Natal, e consequentemente a virada de ano. “Verificamos que no final de 2016, o comércio e diretamente os setores que mais envolvimento têm com a data, demonstraram um leve crescimento nas vendas, se comparado ao mesmo período de 2015. Aquele resultado embora pequeno, mas positivo, nos dá otimismo para as compras de final deste ano, ainda mais porque nossas pesquisas demonstraram que em todas as datas comemorativas de 2017, tivemos crescimento. Assim, conforme estatísticas, temos a expectativa de aumento de vendas para este ano em torno de 1,5 a 2% em relação à 2016”, calcula a presidente da CDL, Solani Balbinot.
Dentre alguns fatores que devem incentivar as vendas, Solini destaca a diversidade de produtos e serviços que os lojistas oferecem aos consumidores. “Desde opções para presentes, como opções de compras nos setores de alimentação, vestuário, itens para casa e muito mais. Além disso, nossos empresários têm inovado e investido em campanhas, promoções e ações que atraem o consumidor para seu estabelecimento”, frisa ela salientando sobre a Campanha de Prêmios 2017 da CDL. “Quando a CDL se propõe a realizar uma ação como essa, tem como um dos principais objetivos justamente impulsionar a economia local e mostrar que o comércio se preocupa em retribuir ao consumidor a confiança depositada nas empresas, fortalecendo os vínculos e consequentemente promovendo o crescimento. E quando mudamos a premiação, ampliando os vales-compras, pensamos em valorizar nosso cliente ou consumidor (ver o que fica melhor), mostrando que ações assim, são importantes para a unificação do comércio juntamente com o consumidor”, diz.
Natal Regional
Outro ponto que tem influência direta nas vendas, conforme ressalta Solani é o Natal Regional, um tradicional evento natalino que atrai turistas de toda a região que vêm até o município polo do Extremo Oeste catarinense para apreciar a decoração da cidade. “Há mais de 20 anos somos parceiros juntamente com a Prefeitura Municipal na realização do Natal Regional. Ao longo dos anos esse evento vem ganhando força e visibilidade e nós enquanto entidade, acreditamos na importância que têm para o comércio, que indiretamente se beneficia pelo aumento considerável de visitantes que dentre outras coisas, desfruta dos eventos e da grandiosa decoração natalina. Neste ano, a programação continua forte com eventos que desde a abertura até o encerramento, enaltecem o espírito natalino, retomando a importância do Natal para as crianças e as famílias. A CDL inclusive patrocinará um Papai Noel que durante os finais de semana de dezembro estará na Praça Walnir Bottaro Daniel, interagindo com os visitantes”, conta a presidente.
Solani ressalta ainda que para reforçar brilho do Natal Regional, a CDL orienta os lojistas associados para que aproveitem o momento e decorarem as vitrines, colaborando com a beleza do Natal e com o movimento de clientes. “A CDL sempre se envolveu diretamente com a decoração natalina através de todas as diretorias e associados que solidariamente doavam materiais para confecção dos enfeites natalinos. Nos últimos anos, mantemos a parceria com o poder público municipal, colaborando na decoração natalina da cidade, que se estende desde a Praça Central, até as avenidas e rótulas, trazendo luz e essa energia tão contagiante do Natal. Aos nossos associados orientamos que se envolvam com a data, decorando e iluminando suas empresas, desenvolvam ações internas que atraiam o consumidor para esse momento que tradicionalmente é muito forte para o comércio” ressalta.
Por fim, a presidente, alinhada ao pensamento de toda a diretoria da CDL, espera que as festividades de final de ano atendam as expectativas dos empresários que apostam forte no crescimento das vendas para o período. “Que a economia finalmente retome seu crescimento, que consequentemente traz otimismo e novos investimentos para o setor produtivo e varejista”, finaliza Solani