A reunião teve como propósito estreitar a relação entre as entidades representativas empresariais e a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo.
O desenvolvimento municipal é fortemente alicerçado pela atividade industrial. E nossa cidade é beneficiada por grandes industrias que desempenham esse papel no crescimento econômico e geração de empregos, como é o caso da JBS, uma multinacional de origem brasileira reconhecida como uma das líderes globais da indústria de alimentos. Com sede em São Paulo, a companhia está presente em mais de 20 países e diversas unidades espalhadas pelo Brasil, sendo uma delas em São Miguel do Oeste.
Por isso, na tarde desta quinta-feira (10), uma comitiva formada pela Presidente da CDL, Gleice Koop; o vice-presidente da Acismo, Antônio Daltoé, a Administração Pública Municipal, com o Vice Prefeito, Edenilson Zanardi e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marli da Rosa, estiveram visitando a unidade para conhecer de perto o funcionamento dessa grande empresa em nosso município.
Durante a reunião conduzida pelo gerente da unidade, Gilberto Paravisi, o grupo conheceu o contexto histórico do frigorífico, os números de produção gerados e também sobre a contratação de mão de obra estrangeira, oportunizada pela JBS como forma de inclusão social e de empregabilidade de diversas famílias refugiadas que têm se instalado em São Miguel do Oeste, desde o ano passado.
Inclusive esse assunto vem ganhando ainda mais importância nas discussões das entidades empresariais, que já participou de reuniões com o poder público, para viabilizar medidas de adaptação e remanejamento desses imigrantes em nosso município e nas empresas, como mão de obra contratada. A exemplo da JBS outras empresas tem oportunizado a contratação dos imigrantes, mesmo com toda a limitação do idioma.
De acordo com a Presidente da CDL, Gleice Koop, a reunião foi de extrema importância, pois pode-se ter uma ideia do impacto econômico gerado pela instalação de empresas dessa magnitude ao município, como geração de empregos e de movimentação econômica. “A receptividade dos integrantes da JBS nos surpreendeu. Foram extremamente acessíveis em contribuir com o município em ações e em discussões que potencializem o desenvolvimento de São Miguel do Oeste e região.” Finaliza.
Participaram ainda os responsáveis por outros setores da JBS, Djoni Smaniotto, Jurandir Bizzolo, Juliana Kuhn, Eliane Balensiefer.
Fonte: ASCOM CDL