Notícias

CDL oficializa Concurso CDL na Escola

1 agosto, 2019

Aconteceu na manhã do dia 31 de julho, no auditório da CDL, o lançamento oficial do Concurso CDL na Escola. A iniciativa que reuniu professores e diretores das escolas municipais, contaram também com a presença do Secretário Municipal de Educação, Paulo Drumm e o Diretor de Relações Públicas da CDL, Juares Soares dos Santos Junior.

O concurso objetiva o engajamento entre as CDLs e as escolas municipais, que visa contribuir com a formação socioambiental das crianças e adolescentes. Em sua 9ª edição o concurso contempla a elaboração de um desenho e redação, por alunos do 1º ao 9º ano, dividido em duas categorias. A primeira categoria envolve os alunos do 1º ao 5º ano com a elaboração de um desenho, e  a segunda categoria, uma redação elaborada pelos alunos do 6º ao 9º ano.

Em 2019, o concurso encampado pela FCDL de Santa Catarina bateu novamente todos os recordes, com a inscrição de aproximadamente 200 mil alunos da rede municipal de ensino e 951 escolas. Em São Miguel do Oeste, são 8 escolas participantes e 1.026 alunos inscritos nas duas categorias.

Com o tema “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?” o projeto amplia muito as possibilidade de trabalho uma vez que conta com diversos materiais de apoio que foram entregues às escolas e também para acesso no site da liga sustentável: www.ligasustentavel.com.br. Inclusive  para tornar o projeto mais lúdico e envolver os alunos, o concurso tem a caracterização de uma liga de super-heróis que defendem o meio ambiente de diversas situações: eles são a LIGA SUSTENTÁVEL.

Premiação

A FCDL/SC dará aos dois alunos selecionados na etapa municipal uma mochila com material escolar. Aos 5 selecionados em cada categoria, na etapa estadual, a premiação será um tablet para o aluno e ao professor orientador.

Como forma de incentivar a participação de todos os envolvidos: alunos, professores e escolas, a CDL fará uma premiação adicional. ALUNO E PROFESSOR: Cada um receberá um vale compra no valor de R$ 150,00 para utilizar no comércio local associado. ESCOLA: Todas as escolas participantes recebem um troféu de participação, certificando a escola como idealizará de ações de formação socioambiental.

Cronograma

As escolas têm até o dia 15/09 para desenvolver as atividades e após definir os indicados em cada categoria, através de uma comissão interna da escola. Posterior esses materiais serão julgados por uma comissão formada pela CDL, Secretaria de Educação e representante do Sicoob, para indicar os nomes que concorrem na etapa estadual, cujo resultado será divulgado no mês de novembro.

Para o diretor da CDL, Juares dos Santos Junior, a iniciativa é extremamente importante, pois além de auxiliar na formação socioambiental dos alunos, ainda a CDL aproxima sua atuação da comunidade.

© CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste. Todos os direitos reservados.