CDL lança projeto ESCOLA DO VAREJO

30 maio, 2022

CDL lança projeto ESCOLA DO VAREJO

A iniciativa visa capacitar a comunidade para atuar no comércio varejista.

Cumprindo o propósito de desenvolver o comércio local, a diretoria da CDL de São Miguel do Oeste elaborou um projeto de capacitação voltado a qualificação técnica da comunidade para atuar diretamente nas empresas varejistas.

A demanda surgiu do recorrente feedback dos associados à CDL, relatando a dificuldade em contratar pessoas para atuar no comércio, boa parte relacionado a falta de habilidades para atuar nos setores administrativos e comerciais.

Assim, em parceria com empresas associadas especializadas em formação profissional e qualificação técnica, a CDL lançara a partir do dia 01 de junho, o projeto Escola do Varejo, uma iniciativa gratuita para a comunidade.

Segundo a presidente da CDL, Gleice Koop, “qualificar a comunidade também faz parte dos objetivos da CDL, pois com uma mão de obra mais preparada, o comércio local tem mais possibilidades de contratação, já que os participantes receberão durante o curso informações básicas, porém importantes para iniciar no primeiro emprego, ou quem sabe em um novo ramo de trabalho”.  Destaca.

Sobre o projeto

Com o objetivo de capacitar jovens e adultos para atuar nas empresas associadas de São Miguel do Oeste, o curso ministrará informações básicas introdutórias do meio corporativo, para ao final do projeto, entregar às empresas associadas, profissionais com uma base inicial de conhecimento em áreas administrativas e comerciais.

Para a comunidade é uma oportunidade de facilitar o processo de recrutamento e seleção, com a familiarização do funcionamento do varejo local.

Processo

A partir do dia 1º de junho, as inscrições estarão abertas aos interessados para se inscreverem de forma gratuita. Poderá ser feito diretamente na CDL ou por meio de um link disponibilizado nos canais da CDL como site e redes sociais.

O prazo das inscrições se encerrará no dia 30 de junho. Após, os candidatos serão selecionados para atender as vagas disponibilizadas de até 40 alunos, mediante processo de entrevista caso o número seja muito acima disso.

As aulas começaram no mês de agosto, com frequência de dois encontros na semana, à noite.

O encerramento está previsto para ocorrer no início de novembro, em evento envolvendo os parceiros e as empresas associadas, visando o encaminhamento dos alunos para o preenchimento de vagas em aberto, no comércio.

Para fazer sua inscrição os candidatos devem preencher o link: https://forms.gle/PEUNMK7d5GD3J5Qt7

Quem pode se inscrever

Adultos acima de 18 anos, que não estejam atuando no mercado de trabalho ou aqueles em busca do primeiro emprego.

Conteúdo

A grade desenvolvida de conteúdo a serem abordados na formação desse grupo, foi direcionada para nossos introdutórias no mercado profissional, que possam ser aplicadas em empresas de pequeno e médio porte do varejo e prestação de serviço, principalmente.

Ao todo serão 64horas/aula de capacitação. Confira o conteúdo programático a seguir.

MÓDULO 1: Apresentação pessoal, elaboração de currículos, comunicação e oratória, redação corporativa e norma culta.

MÓDULO 2: Noções de venda e negociação, noções de rotina administrativa e contábeis, noções de informática e pacote office, noções de marketing digital, noções jurídicas.

São parceiros do projeto as empresas Senac, UCEFF, Jumper e LDA Formação Profissional, que ministrarão os conteúdos em cada módulo.