CDL alerta para golpes e tentativas de estelionato em São Miguel do Oeste

19 maio, 2022

Recentemente os números registrados pela Policia Militar com tentativas de golpes envolvendo empresas tem crescido de forma alarmante no município. A grande maioria, provocados através de contatos telefônicos ou redes sociais onde de forma ameaçadora ou manipuladora, induzem as vítimas a transferirem valores em dinheiro para as contas dos criminosos.

Diante disso, a CDL de São Miguel do Oeste buscou informações junto a Policia Militar para  prevenir e orientar as empresas e os colaboradores das tentativas mais comuns, em situações dessa natureza.

No Bairro Progresso uma mulher foi vítima de um golpe pelo Instagram de um amigo hackeado que postou anúncios de alguns itens a venda. Após o interesse em alguns produtos a mulher efetuou um pix de R$2.150,00. Nessa compra ela teria ganho alguns brindes, mas teria que pagar mais R$ 800,00 de frete via pix. Depois dos pagamentos, descobriram se tratar de um golpe e que a conta da rede social havia sido hackeada.

Outro golpe aconteceu quando um empresário de São Miguel do Oeste perdeu mais de R$ 3.000,00. O homem recebeu uma ligação da empresa Mercado Livre referentes a sua conta e com isso o golpista conseguiu as informações necessárias para hackear os dados da conta realizando um saque pelo Mercado Pago.

Recentemente, um novo tipo de golpe aconteceu no comércio de São Miguel onde um homem estaria visitando empresas e pedindo um patrocínio de R$ 150,00 e R$ 300,00 e outro por telefone ameaçava de morte os funcionários da empresa caso não fosse repassado o valor do caixa no momento da ligação.

É importante alguns alertas para não cair em golpes:

• Sempre mantenha a calma diante das situações e procure apoio de outros pessoas que podem acionar a Polícia Militar no momento do estelionato.
  • Não fornecer dados pessoais por telefone, whats, SMS, e-mail ou site.
  • Não efetuar pagamentos para sites duvidosos, ‘’amigos’’ pedindo dinheiro ou contas desconhecidas. Entre em contato diretamente com o “amigo real” e verifique se a informação procede.
  • Qualquer suspeita entrar em contato diretamente com a pessoa que está solicitando e que seja acionado a Polícia Militar pelo número 190.

A PM disponibilizou no link a seguir os principais golpes e fraudes registrados, através do telefone, internet e presencial. Para conferir acesse o arquivo https://drive.google.com/drive/folders/1ZmTRm0SRcBK3Qdz6WGOv0zKSKc-giURv?usp=sharing

Fonte: ASCOM CDL e Policia Militar.