O presidente da Câmara, vereador Everaldo Di Berti, anunciou a votação durante reunião realizada nesta segunda-feira (7), em seu gabinete, com vereadores e membros da Comissão Central Organizadora (CCO) da Faismo.
O Projeto de Lei 73/2019, que autoriza a realização de convênio entre o Município, Acismo e CDL para a realização da Faismo 2019, será votado em primeiro turno na sessão desta terça-feira (8). O projeto prevê a cedência gratuita do Parque Rineu Gransotto à Acismo e CDL para a realização da feira, que está programada para os dias 14 a 17 de novembro deste ano.
O presidente da Câmara ressaltou que o projeto está na Câmara desde julho, mas que não colocou em votação antes porque é preciso respeitar os prazos das comissões. Ele também convidou membros da organização da feira para se pronunciarem durante a votação do projeto de lei. A sessão começa às 19h.
A reunião foi marcada para esclarecer dúvidas dos vereadores sobre a Faismo. Durante a tramitação do projeto, a Comissão de Educação e Cultura (CEC) questionou a Prefeitura sobre os investimentos realizados no Parque de Exposições Rineu Gransotto em reformas e melhorias.
O coordenador geral da CCO, Edenilson Zanardi, explanou sobre a arrecadação de recursos, os investimentos realizados e o empenho das entidades organizadoras para promover a feira. Ele afirmou que em outros municípios da região são as prefeituras que bancam as feiras, o que não é o caso da Faismo, em que a Prefeitura de São Miguel do Oeste participa apenas como apoiadora e com a cedência do parque.
Também explanou-se aos vereadores sobre a realização dos shows, onde além das atrações do palco principal, promovidos pela GDO, a Faismo terá um palco alternativo ocom atrações locais e regionais se apresentarão durante toda feira.
Outro questionamento respondido pela CCO foi quanto à cobrança de estacionamento. O empresário Carlinho Buratto, a pedido da CCO, explicou que a oferta de estacionamento pago pela feira representa uma arrecadação suficiente para o pagamento de despesas com segurança e, neste ano, também com limpeza. Ele ressaltou que há custos, como a contratação de cerca de 20 pessoas para cuidar e orientar os estacionamentos e o seguro para veículos. O vice-prefeito Alfredo Spier, que também é membro da CCO, defendeu os investimentos patrimoniais da Prefeitura no Parque Rineu Gransotto, ressaltando que estes são usufruídos pelas entidades lá estabelecidas e por toda a comunidade. Ele ressaltou que a Faismo visa ao crescimento do município e ao desenvolvimento regional.
O presidente da CDL, Ivandro Spengler, que também coordena a comissão de segurança e estacionamento, destaca que a reunião foi importante para que as partes pudessem colocar suas opiniões e esclarecer diversos pontos. Vê como produtiva pois é importante ter o poder legislativo em sintonia com a feira, pensando em desenvolver e potencial nosso município, em beneficio de toda comunidade.
Fonte base: ASCOM Câmara de Vereadores
Foto: Rudinei Heinle/ Portal São Miguel