Aproximadamente 700 pessoas participaram do evento, entre equipes de empresas do município e região, turmas de acadêmicos da Unoesc e Senac São Miguel
Com um público expressivo, o 1º Simpósio Executivo de Vendas promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de São Miguel do Oeste, foi um sucesso. O evento foi realizado na noite dessa quinta-feira (18), no Centro Cultural da Unoesc São Miguel com os palestrantes convidados, Daniela Augusta e William Caldas, que proporcionaram uma noite de aprendizado para elevação de experiências, resultados e vendas.
Daniela foi a primeira convidada a compartilhar seus conhecimentos. Ela falou sobre como tornar a experiência da venda positiva e algo novo para o cliente através de quatro passos que são: Propósito, que é quando a gente sai de casa, todos os dias, com um propósito de fazer a diferença na vida do cliente; O engajamento, que é ser de fato engajado com ele, para que meu cliente alcance o sucesso através do meu serviço; Processos Inteligentes, que é quando a venda, a gestão de atendimento e cobrança são planejados; Performance, quarto e último ponto que é o de elevar a nossa performance para alcançar o resultado.
Segundo Daniela, o cliente busca uma forma diferenciada de ser atendido, que só é possível quando o vendedor sair de traz do balcão, ou o empresário sair de dentro do escritório, e se colocar no lugar do cliente, criando empatia. “Quando o vendedor ou empresário trabalha com esses quatro pontos não tem como dar errado. Então, a mensagem que deixei para o público é de trabalhar de forma simples e inteligente, que é focar no cliente antes de mais nada, para alcançar resultados pelos quais muitas vezes eles não têm alcançado”, explica.
Já William, focou sua palestra em vendas. Ele falou sobre clima organizacional e pessoal. O que mudou no comportamento do cliente, estratégia, inovação comportamental, treinamento, e finalizou falando sobre comunicação. Mostrou que há muitas possibilidades para vender, inclusive em meio a crises, mas que se perdem muitas vendas porque muitas empresas preferem terceirizar a culpa. “Então a culpa é sempre do governo, sempre da cidade, sempre do cliente. E quando começamos a observar determinadas empresas a crise está do lado de dentro, e isso vai desde uma falta de orientação do líder até um treinamento que não é realizado”, frisa.
Caldas abordou também sobre o colaborador não se assumir como vendedor, o que para ele é triste e contra o caminho de sucesso profissional. Ele abordou ainda sobre a mudança de comportamento do cliente, que exige uma mudança de comportamento da empresa, pois os clientes buscam por mudança, não a mesmice. Um exemplo é um cliente que visita uma loja no natal, depois retorna no carnaval e, no dia dos namorados essa mesma loja ainda não se reinventou e atualizou sua vitrine e mesmo o ambiente interno, não houve mudança. Ele argumenta que existem vendedores que precisam ser estimulados, mas na verdade é o próprio vendedor quem precisa ter o seu próprio estímulo na vida.“É legal um evento como esse acontecer dentro da universidade, pois já começamos a fomentar essa mudança daqui. Eu não me vejo fazendo outra coisa. Adoro vender, e tudo o que eu tenho e o que eu sou, e tudo o que eu quero ser um dia, e crescer na vida, eu vou centrar na venda”, declara.
A presidente da CDL, Solani Balbinot, conta que “essa foi uma oportunidade para o comércio local e profissionais da área transformarem sua maneira de trabalhar, elevando suas experiências, resultados e vendas”, destaca.De acordo com o Diretor de Aperfeiçoamento Empresarial, Ivandro Spengler, aproximadamente 700 pessoas participaram do evento, entre equipes de empresas do município e região, turmas de acadêmicos da Unoesc, turmas de Gestão Comercial do Senac São Miguel. “O simpósio foi um sucesso do ponto de vista de quem assistiu, porque a palestrante Daniela conseguiu mostrar a importância da jornada do cliente, das experiências que o cliente adquiri na venda e a importância da valorização. E, para fechar com chave de ouro veio o William, que foi bastante objetivo e trouxe falas aplicáveis para os participantes, além desse gás para dar um UP Grade nas vendas de final de ano”, finaliza.
Fotos Agência Polo.