Você está em:  Home  Notícias  Giro de estoque deve estar em sintonia com novo ritmo…

04 de Abril de 2018

Giro de estoque deve estar em sintonia com novo ritmo de consumo

Nos últimos anos, por conta da instabilidade econômica, o brasileiro reduziu o consumo fora do lar e passou a preparar suas refeições em casa. Na prática, começou a comprar mais itens de marcas diferentes com valores mais acessíveis para economizar. Outra mudança importante foi a migração de pessoas dos supermercados para as lojas de atacarejo, comprando em maiores quantidades, embalagens econômicas e promoções.

E para atender às necessidades do consumidor com base em todas essas mudanças, o varejo precisa abastecer e manter seu estoque em dia. Por outro lado, se comprar demais da indústria em relação a um determinado produto, pode ter gastos desnecessários e deixar de investir em outros itens mais urgentes. Já a indústria deixará de vender para o varejo, pois, lá no ponto de venda, está com excesso do produto. E como colocar essa cadeia em sintonia no mesmo ritmo, entre demanda do consumidor, produção e abastecimento?

Durante a Feira Super Rio Expofood, que ocorreu na semana passada, no Rio de Janeiro (RJ), o vice-presidente de operações Latam da Neogrid, Robson Munhoz, explicou como o giro do estoque pode ajudar a entender esse novo comportamento do consumidor adquirido nos últimos anos e porque a indústria e o varejo precisam estar atentos para manter a saúde financeira do seu negócio.

Munhoz destaca que é muito importante entender sobre o giro de estoque do varejo. “Quanto maior, mais eficiente ele será e menor será a necessidade de capital de giro. Quanto mais girar o estoque, maior a entrada e a saída de produtos, e isso significa que um determinado supermercado entende a demanda dos seus clientes”.

Por exemplo: se um supermercado vende 1 mil latas de cerveja por dia e o fornecedor entrega toda semana, ele precisaria comprar somente o necessário para uma semana (7 mil latas). Existem varejos que compram para 3 meses (90 mil latas ou mais), o que afeta o capital de giro e, na maioria das vezes, coloca a saúde financeira do varejo numa situação delicada.

“Mas isso não significa comprar menos da indústria, e sim com maior frequência, em quantidades adequadas”, explica o executivo. Com o monitoramento diário do consumo, o estabelecimento compra conforme a demanda, torna o giro mais rápido e a venda ainda mais assertiva, além de reduzir a falta do produto no ponto de venda.

“Hoje entender o comportamento do consumidor é essencial e possível por meio da tecnologia. O varejo e a indústria conseguem acompanhar, por meio de softwares inteligentes, o real consumo nos pontos de venda, automatizar o envio dos pedidos a serem repostos, balancear os níveis de estoque e organizar a produção para atender a demanda”, finaliza Robson Munhoz.

A Neogrid, empresa de gestão automática da cadeia de suprimentos, monitora mais de 25 mil supermercados de mais de 130 redes de varejos em todo o país e divulga, mensalmente, dados de ruptura do varejo brasileiro.